domingo, 17 de junho de 2012

Jeep: Prendedor do para-brisa ao capô

A versatilidade é considerada como um dos pontos forte do Jeep, ainda mais levando em conta a sua origem militar que fazia com que fosse exigido muito deste valente veículo e que este estive pronto a atender qualquer situação.

Desta vez, vamos abordar um ponto que muitas vezes é desconhecido pelos mais leigos no assunto que é o quadro do para-brisa e como ele pode ser posicionado sobre o capô.

Essa função de poder deitar o para brisa sobre o capô do Jeep é herdado de sua época dos serviços militares, facilitando por exemplo na hora de combate o tiro de dentro do Jeep, bem como para facilitar o transporte, o que foi utilizado deste modo no brasil como as imagens abaixo mostram:


Para facilitar o transporte nas cegonhas, o para-brisado Jeep era deitado sobre o capô


Abaixo, imagens extraídas do Catálogo de Peças Willys/Ford do final da década de 60 que detalha melhor esse sistema. Na página 598, relacionado ao para-brisa, o número 1 é a "Braçadeira de fixação do para-brisa" e o num. 2 a "Alça do para-bisa à cinta de fixação do para-brisa", deste modo a braçadeira passa por dentro desta alça a fim de fixar o para-brisa ao capô (o local onde será fixado no capô será mostrado na próxima imagem). É bom lembrar que a peça de num. 5 tem a função de apoiar o para-brisa no capô e ele apresenta um borracha sobre ele para evitar que danifique a pintura do capô ao haver contato entre eles (recomendo que não deite/apoie o para-brisa sobre o capô se esta borracha não estiver em boas condições).


Nesta imagem da página 450, mostra a lataria do Jeep bem como todas as suas partes desmontadas e o que nos interessa neste caso é a de número 25 que é bem semelhante a de número 2 da imagem anterior tanto no formato quanto na função, pois a braçadeira (num 1) passa por dentro das duas para deste modo fixar o para-brisa sobre o capô.

Abaixo duas propagandas brasileiras que exemplificam o tema desta postagem

Propaganda Willys Overland Jeep 1962


Propaganda Willys Overland Jeep 1960

Para finalizar, eu resolvi testar em casa mesmo essa funcionalidade do Jeep. Ainda não desenvolvi uma abraçadeira de fixação como a original, mas só para mostrar na prática como funciona, vão abaixo algumas fotos:

Se você quiser utilizar seu Jeep com o para-brisa abaixado, recomendo que retire os quebras ventos


Assim que eu conseguir desenvolver uma abraçadeira mais parecida com a original posto aqui, mas esta já é bem eficiente para prender o para-brisa

4 comentários:

  1. Túllio. Eu desenvolvi uma com cinta de nylon como essa. Coloquei uma presilha de plástico. Vou te enviar fotos. Tentei desenvolver uma similar a original, mas pela ilustração do catálogo não é possível especificar o sistema de fixação. Penso que deva ser por fivela, tipo cinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e boa noite Erick. Obrigado pelo comentário e muito legal saber que mais gente se interessou por essa questão do Jeep! Pode mandar as fotos que vai ser um prazer vê-las! Abraço e fico no aguardo!

      Excluir
  2. Boa noite...tenho um Willys 1960 e gostaria de saber o que vc usou no lugar da borracha que vai nas alças do parabrisa...parece um plug?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a borracha antiga estava estragada e não encontrei uma parecida para vender na cidade, me recomendaram um batente de porta/tampa que encaixou na perfeição.

      Excluir