segunda-feira, 18 de março de 2013

Restauração do Tenório: Filtro de óleo

Continuando a série sobre algumas restaurações que realizei no Jeep Tenório, vou apresentar o antes e o depois de ter restaurado o filtro de óleo do motor BF-161 para que esteja visível as melhoras e possivelmente animar ao leitor a fazer o mesmo com o seu Jeep. 

Como é possível ver nesta primeira foto, o estado inicial não estava dos melhores em comparação ao exterior já restaurado. Além disso, existia uma borracha de vedação que estava muito sobressalente e esteticamente feio. Quem conhece os motores BF sabe que muitas vezes a única solução para o vedamento da tampa do filtro de óleo é adaptar um pedaço de borracha já que o anel de vedação não consegue realizar esta tarefa (e olha que eu já tentei várias vezes e não consegui fazer com que o anel vedasse a tamba). Mas isso não é desculpa para que o motor fique assim.

Para poder realizar o trabalho, primeiramente retirei os dois arcos que envolvem o filtro de óleo e ele já estava bem desgastado pelo tempo.

A antiga pintura foi totalmente retirada e utilizei a cor preta para manter o conjunto preto-vermelho do motor  e sua originalidade.

Logo realizei o mesmo procedimento com as demais peças do filtro.

É muito importante antes de pintar que as peças sejam lavadas e retirado qualquer resíduo de óleo e logo retirar toda a antiga pintura e lixar bem as peças para que a superfície fique lisa e homogênea.


 Aplicar primeiramente uma camada de anticorrosivo ajuda a manter o metal mais protegido. Uma capa de tinta de uma cor diferente, como o branco, também ajuda a ressaltar o vermelho da próxima camada.
Os resultados começam a aparecer!
Por fim, a troca do elemento filtrante.
A verdade é que não foi nada fácil encontrar este novo elemento filtrante para o me Jeep na minha cidade, e em somente uma loja consegui encontrá-lo, e se não me engano, era um dos últimos em estoque, mas na internet é mais fácil encontrar.
Elemento para óleo lubrificante - WP 4315 - Da marca Wynn's

Abaixo um esquema de todo o conjunto do filtro de óleo para o motor BF-161 que encontrei no catálogo de peças Willys da década de 60.
Depois de todo o trabalho, finalmente coloquei as peças no seu devido local e o resultado foi satisfatório. Como em relação a borracha para vedar não havia outra solução, coloquei uma nova como na foto abaixo.
A diferença é que para melhorar a estética, utilizei um estilete e retirei as sobras que na verdade são desnecessárias o que melhorou em muito a aparência. Aproveitei também para trocar os parafusos, arruelas e porcas dos conjunto evitando assim qualquer problema futuro.
O sistema de lubrificação do BF em relação ao filtro é parcial, isso quer dizer que se o filtro entope o óleo continua a circular pelo motor, mas isso não é desculpa para não realizar manutenções que são devidas ao seu Jeep ou outro veículo com motor BF, além do mais que isso representa um maior risco já que o óleo não estará sendo devidamente filtrado!
Gostou da publicação? Tem dicas, dúvidas ou quer simplesmente dar sua opinião? Não deixe de comentar ou entrar em contado conosco! Logo mais publicações sobre a restauração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário