segunda-feira, 18 de março de 2013

Restauração do Tenório: Filtro de óleo

Continuando a série sobre algumas restaurações que realizei no Jeep Tenório, vou apresentar o antes e o depois de ter restaurado o filtro de óleo do motor BF-161 para que esteja visível as melhoras e possivelmente animar ao leitor a fazer o mesmo com o seu Jeep. 

Como é possível ver nesta primeira foto, o estado inicial não estava dos melhores em comparação ao exterior já restaurado. Além disso, existia uma borracha de vedação que estava muito sobressalente e esteticamente feio. Quem conhece os motores BF sabe que muitas vezes a única solução para o vedamento da tampa do filtro de óleo é adaptar um pedaço de borracha já que o anel de vedação não consegue realizar esta tarefa (e olha que eu já tentei várias vezes e não consegui fazer com que o anel vedasse a tamba). Mas isso não é desculpa para que o motor fique assim.

Para poder realizar o trabalho, primeiramente retirei os dois arcos que envolvem o filtro de óleo e ele já estava bem desgastado pelo tempo.

A antiga pintura foi totalmente retirada e utilizei a cor preta para manter o conjunto preto-vermelho do motor  e sua originalidade.

Logo realizei o mesmo procedimento com as demais peças do filtro.

É muito importante antes de pintar que as peças sejam lavadas e retirado qualquer resíduo de óleo e logo retirar toda a antiga pintura e lixar bem as peças para que a superfície fique lisa e homogênea.


 Aplicar primeiramente uma camada de anticorrosivo ajuda a manter o metal mais protegido. Uma capa de tinta de uma cor diferente, como o branco, também ajuda a ressaltar o vermelho da próxima camada.
Os resultados começam a aparecer!
Por fim, a troca do elemento filtrante.
A verdade é que não foi nada fácil encontrar este novo elemento filtrante para o me Jeep na minha cidade, e em somente uma loja consegui encontrá-lo, e se não me engano, era um dos últimos em estoque, mas na internet é mais fácil encontrar.
Elemento para óleo lubrificante - WP 4315 - Da marca Wynn's

Abaixo um esquema de todo o conjunto do filtro de óleo para o motor BF-161 que encontrei no catálogo de peças Willys da década de 60.
Depois de todo o trabalho, finalmente coloquei as peças no seu devido local e o resultado foi satisfatório. Como em relação a borracha para vedar não havia outra solução, coloquei uma nova como na foto abaixo.
A diferença é que para melhorar a estética, utilizei um estilete e retirei as sobras que na verdade são desnecessárias o que melhorou em muito a aparência. Aproveitei também para trocar os parafusos, arruelas e porcas dos conjunto evitando assim qualquer problema futuro.
O sistema de lubrificação do BF em relação ao filtro é parcial, isso quer dizer que se o filtro entope o óleo continua a circular pelo motor, mas isso não é desculpa para não realizar manutenções que são devidas ao seu Jeep ou outro veículo com motor BF, além do mais que isso representa um maior risco já que o óleo não estará sendo devidamente filtrado!
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