quarta-feira, 27 de março de 2013

Restauração do Tenório: Lanterna da Placa de Licença

Esse pequeno detalhe do Jeep me incomodava desde os primeiros dias que comecei a restaurar o Jeep. E se você também está pensando em reparar essa peça no seu Jeep, aproveite para conhecer melhor os detalhes do sistema.


3 - Lanterna da Placa de Licença
4 - Cobertura da Lanterna da Placa de Licença
5 - Lâmpada da Lanterna da Placa de Licença
6 - Arruela de Pressão Dentada Interna de fixação da Lanterna da Placa de Licença
7 - Parafuso cabeça panela fendado em cruz de fixação da Lanterna da Placa de Licença ao alojamento

Mas primeiro, vamos falar sobre qual é o tipo de Lanterna de Placa que é possível encontrar no Jeep. Um modo de iluminar a placa é por meio da lanterna traseira esquerda que possui uma lente branca na parte inferior que permite que passe a luz da lampada da lanterna quando esta esteja ligada e caso o Jeep não tenha para-choques traseiro, a placa de licença estará debaixo, sendo assim iluminada pela noite.(Como na figura abaixo)

O outro modo é se o Jeep possui para-choque bi partido e a placa estará no meio entre eles (como  baixo). Deste modo a lanterna traseira esquerda não pode iluminar a placa, sendo que esta será iluminada por um outro sistema que se trata de uma lampada de iluminação que esta fixada ao para choque traseiro esquerdo.
Era assim que se encontrava a lanterna antes da restauração
Logo, restirando os dois parafusos (nº 6 e 7) fica acessível todo o conjunto (nº 3 a 5).
Nesta hora você pode aproveitar para limpar e repintar as peças de metal e ver o estado da lampada.

Se por acaso no seu Jeep não tenha a lente ou essa esteja deformada como estava no meu, a minha dica é ir em uma loja que trabalhe com acrílico com o molde e pedir para que fabriquem para você essa lente (e esse serviço na época me custou na faixa de R$5,00).



Componentes desmontados
Por fim uma foto para mostrar o resultado final de todo o trabalho