sexta-feira, 22 de março de 2013

Restauração do Tenório: Troca da Bomba d'água do Jeep

Problemas com o sistema de refrigeração do seu motor BF? Se o problema for a bomba d'água pode ficar tranquilo que a solução é muito fácil e você pode fazer em casa mesmo sem nenhuma dificuldade. Abaixo o esquema do catálogo de peças da bomba com suas respectivas peças para facilitar e compreender com  que vamos trabalhar.
Antes de realizar uma tarefa, o mais importante é descobrir qual é a causa do problema. No meu caso a bomba ainda funcionava circulando o líquido refrigerante pelo sistema, mas apresentava um vazamento de água na vedação do eixo da bomba, diminuindo aos poucos o nível de água do radiador e sujando todo o compartimento. No momento, isso não representava sérios danos, desde que sempre fosse reposto a quantidade de líquido perdido, mas com o tempo poderia danifica o eixo e maiores danos. Não pensei duas vezes e mãos a obra com esta atividade.
Não custa lembrar que por segurança é recomendado desligar a bateria, e prosseguir restirando a correia do alternador para logo poder desmontar o ventilador. Se todos estes paços forem realizados você verá seu motor como o da foto abaixo.

Com a água já retirada do sistema, você já poderá retirar a bomba d'água removendo os cinco parafusos
Este é um bom momento para você fazer uma pequena limpeza na área. Não se esqueça que para fixar a nova bomba é preciso retirar qualquer resto da velha junta que havia.
As duas fotos abaixo são para comparar a antiga e a nova bomba
A nova bomba é da marca URBA e o código é UB0054 que pelo que eu pesquisei ainda é fabricado. (Lembrando que não tenho qualquer vínculo com a URBA e só disponibilizo estas informações para ajudar os amigos apaixonados pelos Jeep's e afins)
A foto abaixo mostra o bloco do motor depois de começar a limpar os restos da antiga junta.
Abaixo a polia do ventilador limpa e pronta para pintar. Já que havia retirado todos os elementos, resolvi que era uma boa oportunidade para melhorar a estética do conjunto.
Pintando o ventilador

Polia do ventilador já pintada.
Com a nova junta e com ajuda de um adesivo para juntas de motores, coloquei a nova bomba d'água no bloco e ajustei os parafusos.
Por fim, reinstalei a polia do ventilador e o ventilador juntamente com a correia do alternador, reconectei as mangueiras, completei com água o sistema e liguei o motor. O problema estava resolvido e mais uma atividade realizada.
Como puderam ler, essa foi uma atividade simples que pude fazer em uma tarde do fim de semana que melhorou o sistema e a aparência.
E se você está perguntando: e a antiga bomba d'água? A minha eu deixei guardada para futuramente realizar um reparo ou simplesmente ter uma de reserva em caso de alguma emergência.
O reparo da bomba d'água é sim possível e é uma solução mais barata para esse problema, mas por outro lado requer um maior conhecimento no assunto e necessita algumas ferramentas que nem sempre você vai ter em casa. Se você quer se animar a realizar esta tarefa, passo agora o link do site Rural Willys Brasil onde em uma parte fala especialmente da bomba d'água e o seu reparo com todas as dicas e informações: Troca e Reforma da Bomba D'água do Motor Willys BF-161

Um comentário:

  1. Gostaria que me informasse por favor, se em algum buraco do parafuso que fica no bloco do motor, escorre água, pois o inferior que fica abaixo do eixo da.bomba quando tirei o parafuso vazou água. Pergu tanto a um mecânico o mesmo falou que este buraco vaza mêsmo. E o indaguei: como vou evitar que escorra água já que é um furo onde encaixa o parafuso? E o.mesmo falou que o próprio parafuso veda. Podem me dizer se procede?
    Zap 21 964961157

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