sábado, 1 de junho de 2013

GMC DUKW - Fira de Lleida

Creio que dentre todos os veículos presentes na Fira de Lleida, o mais inusual era este anfíbio GMC DUKW-353, veículo de origem norte americana muito útil na Segunda Guerra Mundial. Foi construído para poder operar tanto no mar quanto em terra, e usado principalmente nas ilhas do Pacífico, servindo de transporte de cargas e soldados, o que desempenhava muito bem com capacidade de carga em 2368 Kg ou transportar 25 soldados equipados.
O motor é um GMC 270 de 6 cilindros, 4 417 cc e 104 hp para poder dar força as seis rodas já que a tração é 6X6 além de contar com uma hélice (na foto abaixo) para propulsão em água. Como em quase todos os anfíbio de meados do século passado, a velocidade  de cruzeiro não era uma de suas qualidades, pois só alcançava os 10 Km/h em água e 80 Km/h em terra. Além do mais, com um tanque de 151 L de gasolina, sua autonomia era de apenas 80 Km em água (0,53 Km/L) e 385 Km em terra (2,55 Km/L).

12,7 mm metralhadora Browning sobre anel de montagem era o armamento principal desta viatura

Este anfíbio foi fabricado com o chassis do GMC AFKWX-353 entre os anos de 1942 e 1945
O anfíbio com seus imponentes 9,75 m que não passam desapercebidos
Parte traseira com pneu estepe, galoes de gasolina reserva, um guincho, engate e um detalhe interessante que são as marcações em branco de até onde era seguro o nível de água no casco.

Em água, principalmente no mar, essa chapa onde se encontra a sigla "U.S." era erguida para proteger o interior do veículo e o motor das ondas e água que poderia entrar no mesmo. A indícios de que o exercito norte americano ainda tenha alguns desses em funcionamento. Já outros ainda prestam serviço para o turismo em diversas partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário