quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jeep Willys - Fira de Lleida

Esse era o segundo Jeep presente na Fira de Lleida. Se trata de um Jeep Willys MB da 2ªWW. Se trata do mesmo modelo do outro Jeep que também estava na Fira, com a diferença que este não contem tantos equipamentos de guerra como o outro, aparentando que foi um veículo destinado a transporte de soldados (como um veículo de quartel).

Por mais que os veículos militares fossem construídos na 2ªWW o mais simples possível, porém eficientes (como é o caso do Jeep) esse painel do MB é mais completo do que o Jeep CJ-5 que foi fabricado no Brasil.
Por mais que não tenha muitos detalhes, esse Jeep está muito bem conservado além de muito original também. Ademas, ver um Jeep na Espanha não é nada fácil, o que torna este exemplar um veículo muito raro e de alto valor. A verdade é que até hoje só vi dois Jeep na Espanha e um na Republica Checa que logo postarei as fotos aqui no Blog.
Essa manta camuflada que o Jeep leva sobre o capô, era muito útil para ser colocada sobre os para-brisas e evitar que a luz refletisse sobre ele e assim evidenciando a localização ao inimigo, o que o tornaria um alvo fácil em batalha.
A única coisa que me desagradou neste Jeep, foi a instalação de luzes de setas, já que se tratando de um veículo tão antigo e sendo parte "viva" da história, isso descaracteriza um pouco a viatura.

A capota não era a melhor que poderia existir já que não protegia muita coisa, porém era o pouco luxo que poderia dar ao soldado em guerra, além de ser retrátil e facilmente desmontável (assim como quase tudo no Jeep...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário