terça-feira, 16 de julho de 2013

BISCUTER VOISIN - Museu Roda Roda

Antes que você pergunte: Sim, isto é um carro de verdade que era utilizado aqui na Europa para transporte de pessoas e cargas como qualquer outro automóvel!
O Biscuter se trata de um veículo europeu pós Segunda Guerra Mundial desenvolvido pelo francês Gabriel Voisin e que foi apresentado ao público no ano de 1949 no salão de Paris, originalmente para duas pessoas, com um motor de 125 cc (Gnome & Rhone) com uma carroceria de alumínio. O problema é que não houve muito interesse do mercado e o projeto foi deixado de lado.
Isso até o ano de 1953 quando empresários catalães tiveram em posse a patente deste curioso veículo e resolveram produzi-lo na España com a criação da empresa Autonacional sob a supervisão do Gabriel Voisin. Foram feitas algumas melhorias como por exemplo a alteração do motor com um novo de 197 cc (Hispano Villiers) de 9 CV monocilíndrico de dois tempos dianteiro. O modelo se chama 100 e pesava apenas 240 Kg.
Um desenho simples, puramente funcional, sem luxo e até mesmo segurança, mas que cumpria com sua função de transportar uma pessoa de um ponto a outro...
Para se proteger da chuva, do frio intenso do inverno ou do sol escaldante do verão espanhol, uma capota de lona fazia parte do conjunto (por mais que imagino que não fosse ideal para nenhuma das condições acima citadas). O Biscuter das fotos é do ano de 1958 (modelo 200A) e o outro que se encontra no fundo desta última foto será apresentado na próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário