domingo, 11 de agosto de 2013

Land Rover Santana 1983

Depois de muito tempo com os veículos do museu, volta para o blog um veículo todo terreno e bem diferente do que estava sendo mostrado por aqui, um Land Rover Santana que encontrei na cidade de Solsona. Porém ao contrario do que possa parecer, esse não é exatamente um veículo inglês como estamos acostumados a ver e para entender é preciso voltar um pouco no tempo, para ser mais preciso em 1958 quando a empresa espanhola e de 100% de capital nacional, Santana Motor S.A. com licença da empresa Land Rover começou a fabricar o modelo Land Rover Serie II.
Em 1974 começa a produção do modelo Serie III, o mesmo das fotos desta postagem
Land Rover Santana 88" Normal 1983 - O 88" (polegadas) é referente a distancia entre eixos do modelo (=223.52 cm)
Esse modelo podia ser equipado com um motor de quatro cilindros a gasolina ou a diesel
Simples e mantendo as características dos primeiros veículos Rover, a aparência não é o ponto mais forte porém suas qualidades mecânicas superavam e o tornava uma ótima opção para época e como vemos é ainda utilizado até os dias de hoje.

BESORA S.A. é o nome da extinguida concionária de carros da cidade de Lleida onde este veículo foi comprado 
O Santana foi muito bem aceito pelo mercado espanhol, principalmente pelos proprietários rurais e por instituições como o exercito e qualquer outra que necessitasse um veículo com tração nas quatros rodas e muita resistência para suportar maus caminhos.
Um detalhe muito interessante é a posição do conjunto pneu+roda de sobressalente que fica exatamente em frente a entrada de ar do radiador, e imagino que seja um problema para lugares com altas temperaturas. A posição dos espelhos retrovisores externos é algo inusual bem como a quantidade dos limpadores do para-brisas.
Uma propaganda da época e que pode nos dar uma ideia de como era esse veículo originalmente e em seus melhores dias