sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Restauração do Tenório: Braçadeira do Cabo do Afogador

Voltando a falar sobre os Jeep's, na época que eu comprei o Tenório, ele veio sem afogador e sem nada do sistema. Não foi nada fácil conseguir instalar todas as peças e voltar a funcionar o conjunto.
Para quem mora em cidades frias ou gosta de acordar cedo para dar umas voltas de Jeep, o afogador é um bom auxílio.
Abaixo uma foto do antes. O carburador é o DFV 228 usado em muitos veículos Willys/Ford com motores 6 cilindros e na foto abaixo estava sem o cabo do carburador e com o Eixo da Alavanca da Borboleta Afogadora (43) presa por um arame, como em muitos Jeep's que encontramos hoje em dia.

A primeira tarefa foi retirar esse arame Eixo. Depois é preciso encontrar uma peça fundamental que quase não vemos em nenhum desses carburadores que é a Braçadeira do Cabo do Afogador (41). Essa Braçadeira vai parafusada em uma rosca presente no corpo do carburador e está assinalado na foto abaixo.


As duas fotos abaixo servem para ilustrar como fica o sistema já montado no corpo do carburador.



Uma dica é ao colocar o cabo do afogador, primeiro prenda a proteção preta do cabo na Braçadeira do Cabo do Afogador (41) e depois ajuste o fio que vai por dentro do cabo no Eixo da Alavanca da Borboleta Afogadora (43) mantendo sempre a Borboleta Afogadora do Carburador (42) na posição aberta, pois ela só deve ficar fechada quando o motorista julgar necessário e por pouco tempo.

As duas peças mais difíceis de serem encontradas desse sistema é a Braçadeira do Cabo do Afogador (41)  e a Alavanca do Cabo Afogador (que fica no interior do veículo no painel) pois são bem específicas dos utilitários Willys/Ford como o Jeep, Rural, Pick-up Jeep. Já quanto ao cabo em si pode ser adaptado com um cabo de afogador comum de qualquer outro veículo, importando apenas ter as mesmas dimensões.


Para ficar bem claro quais são as peças deste conjunto, exemplifico com duas páginas do Catálogo de Peças dos Utilitários Willys/Ford dos anos 60/70.