quinta-feira, 30 de maio de 2013

WARD LA FRANCE - Fira de Lleida

Foi fabricado pela empresa estadunidense LaFrance Truck Corporation, que foi fundada em 1916 e fabricava caminhões e carros de bombeiro, o  WARD LA FRANCE (Kenworth Model 1000 Series 5, M1A1) com tração 6X6 foi um veículo muito útil na segunda guerra mundial. Estima-se que foram fabricadas aproximadamente 3.735 unidades entre os anos de 1943 a 1945.
O para-choque dianteiro foi desenhado para que ajudasse o caminhão a romper barreiras que viesse a enfrentar, principalmente árvores de médio porte. Nele também existe um engate para reboque.
Segundo informações dispostas na Fira de Lleida e com minhas buscas, o M1A1 possui um motor Continental de seis cilindros a gasolina de 9000 cc e 145 CV. Seu peso é de aproximadamente 13500 Kg. Toda essa potencia e peso causa um consumo excessivo variando de 0,6 Km/L a pouco mais 1,5 Km/L. Sua velocidade máxima era estimada em 72 Km/h.
Este veículo era uma oficina ambulante. Podia contar com geradores, compressores e até máquinas de soldadura e corte utilizando 3 cilindros grandes de gás que eram armazenados detrás da cabine. As mais variadas ferramentas estavam a disposição dos soldados nas caixas de ferramentas.

Na foto acima alguns detalhes como a metralhadora instalada sobre um anel articulado que se localiza sobre a cabine e que é outro detalhe já que neste modelo, diferente dos primeiros fabricados, apresenta uma cabine sem teto, recoberta por uma capota. Abaixo, um potente farol instalado detrás da metralhadora auxiliava nas operações noturnas. 

Gar Wood US6A power crane.
Conta com duas barras estabilizadoras manuais que auxiliam o caminhão na hora de levantar cargas com seu potente guincho para 6 toneladas que teve muito exito em sua atuação. Pelos relatos, um ponto fraco deste veículo era por suas rodas traseiras em duplo eixo que as vezes escombros se prendiam entre eles e também pela dificuldade em se realizar a troca dos pneus internos.

Por fim, uma carta de especificação do Ward La France da época