quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Museu Roda Roda - SEAT 127

Depois de aparecer por aqui dois Fiat's 126 italianos, um salto no tempo e uma considerável evolução, só que desta vez se tratando do espanhol SEAT 127.
As semelhanças com o brasileiro 147 são evidentes e lógicas, já que se utilizou o 127 como base para a fabricação do primeiro veículo da marca Fiat no Brasil.
A produção do SEAT se iniciou no ano de 1972 baixo a concessão da Fiat, sendo produzidos mais de 1 milhão de unidades até o ano de 1982, quando este foi substituído pelo SEAT Fura.
Uma diferença que vale a pena lembra é a novidade para o mercado com um veículo com tração dianteira, sendo o primeiro da SEAT. Esse modelo da foto faz parte da primeira geração pois é do ano de 1974 (1ª Geração de 1972-1977).
(Fonte foto: Historia SEAT)
No ano de 1974, a SEAT lançou o modelo quatro portas (como o da foto encontrado no Museu) com motor de quatro cilindros em linha a gasolina. A suspensão é independente nas quatro rodas com freios a disto na dianteira e a tambor na traseira e pneus 135 SR 13. Com apenas 750 Kg podia alcançar a marca dos 140 Km/h com um consumo médio em torno de 14 Km/L.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Museu Roda Roda - SEAT 1500

Um veículo de grande importância para o mercado automobilístico espanhol nas décadas de 60 e 70, esse é o SEAT 1500
O veículo da foto acima foi produzido na Catalunha  no ano de 1967 e se trata de um  "monofaro" (por ter somente um farol dianteiro de cada lado) com um motor de quatro cilindros, 1481cc, quatro tempos a gasolina com desempenho de 72 cv que podia chegar a marca de 140 km/h (uma de suas qualidades), mas para isso o seu consumo médio era de aproximadamente 10 Km/L. Como muitos produzidos até final da década de 70, a tração é traseira.
Com todo esse espaço interno, a SEAT tratava de atrair as grandes famílias espanholas que necessitavam de um carro que pudesse levar a tudo e a todos com segurança e conforto.