sábado, 20 de julho de 2013

DKW 800S - Museu Roda Roda

Ao lado do Trator Bulldog pude encontrar esse veículo de transporte de cargas da empresa DKW do ano de 1964.
Interessante essa pequena janela que colocaram na parte de trás da carroceria que não sei se era tão útil além de aparentar que não possuía retrovisor interno.
O pequeno motor é bicilíndrico de dois tempos com 24 CV
Existia as versões furgão, micro-ônibus e o dessas fotos que é a versão com carroceria (na Espanha chamada de "plataforma alta").
Acima alguns detalhes presentes no capô como o nome do modelo 800S e mais abaixo com o simbolo "DKW - Industrias del Motor / Auto Union"
Propaganda da DKW na Espanha que encontre no blog VIYAFASA S.L.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

BISCUTER VOISIN INDUSTRIAL - Museu Roda Roda

Continuando com a postagem anterior sobre os veículos Voisin, mais um que encontrei no museu, com a diferença de ser uma pequena furgoneta para transporte de cargas o Biscuter Voisin 200 Industrial.
Sua carroceria era constituída em uma parte de chapa de aço e grande parte da traseira em madeira como é visível nas fotos. Por esses elementos o peso total do veículo era de 320 Kg e com um pequeno motor de 197 cc monocilíndrico de dois tempos dianteiro e um cambio manual de três marchas (com inversos de marcha), alcançava a velocidade máxima de 65 km/h (e imagino que passar disso não seria nada seguro). 
Alguns detalhes deste automóvel com capacidade para transportar 350 Kg (incluindo o condutor)
Quanto a data deste 200 I é um pouco complicado já que segundo o museu ele é de 1955, enquanto em minhas pesquisas este modelo só foi desenvolvido no ano de 1958
Abaixo uma propaganda da empresa anunciava o novo Industrial como "uma maravilha da industria moderna". Fonte: http://www.motormania.info/biscuter.htm

terça-feira, 16 de julho de 2013

BISCUTER VOISIN - Museu Roda Roda

Antes que você pergunte: Sim, isto é um carro de verdade que era utilizado aqui na Europa para transporte de pessoas e cargas como qualquer outro automóvel!
O Biscuter se trata de um veículo europeu pós Segunda Guerra Mundial desenvolvido pelo francês Gabriel Voisin e que foi apresentado ao público no ano de 1949 no salão de Paris, originalmente para duas pessoas, com um motor de 125 cc (Gnome & Rhone) com uma carroceria de alumínio. O problema é que não houve muito interesse do mercado e o projeto foi deixado de lado.
Isso até o ano de 1953 quando empresários catalães tiveram em posse a patente deste curioso veículo e resolveram produzi-lo na España com a criação da empresa Autonacional sob a supervisão do Gabriel Voisin. Foram feitas algumas melhorias como por exemplo a alteração do motor com um novo de 197 cc (Hispano Villiers) de 9 CV monocilíndrico de dois tempos dianteiro. O modelo se chama 100 e pesava apenas 240 Kg.
Um desenho simples, puramente funcional, sem luxo e até mesmo segurança, mas que cumpria com sua função de transportar uma pessoa de um ponto a outro...
Para se proteger da chuva, do frio intenso do inverno ou do sol escaldante do verão espanhol, uma capota de lona fazia parte do conjunto (por mais que imagino que não fosse ideal para nenhuma das condições acima citadas). O Biscuter das fotos é do ano de 1958 (modelo 200A) e o outro que se encontra no fundo desta última foto será apresentado na próxima postagem!

domingo, 14 de julho de 2013

FIAT 510 Torpedo - Museu de Lleida

Um veículo de alta gama da Fiat, este é o 510 Torpedo.
O modelo foi fabricado pela italiana durante os anos de 1919 a 1925
Este veículo das fotos é do ano de 1924 e possui um motor a gasolina de seis cilindros em linha com 46 cavalos de força e 3446 cilindradas. Transmissão manual de quatro velocidades e tração traseira.
Foram produzidas 14158 unidades deste veículo de somente 950 Kg e digo somente porque ele tem 3,92 metros de comprimento, 1,47 m de largura e 1,70 m de altura.
Beleza nos pequenos detalhes!
Um suporte para as bagagens que se posiciona acima do tanque de combustível.