sexta-feira, 26 de julho de 2013

Double Phaeton - Museu Roda Roda

Esse é o segundo veículo da empresa francesa De Dion Bouton que aparece aqui no Blog, já que o primeiro foi o "De Dion 1907 - Cartão Postal". 
De Dion Bouton Double Phaeton é do ano de 1907 e com um motor de 8CV (informações do museu, já que não consegui encontrar nenhuma outra informação sobre esse modelo).
Um grande carro luxuoso que podia transportar facilmente seis pessoas (não tão luxuoso como se podia haver feito pela falta de um para-brisas e da capota).
Uma lanterna no estilo "caça mulata" a combustão (imagino que possa ser a acetileno) da marca DOCELLIER PARIS. Abaixo é possível ver que ao contrário de vir equipado com um conjunto roda+pneu de sobressalente, este era equipado com somente dois pneus de reserva que deveriam ser montados na roda já instalada. Por este fato, imagino que este equipamento dourado que se encontra no meio dos pneus de reserva seja um inflador de ar para os mesmos ( que são da marca Michelin com medidas 710 X 90).
Acima uma foto com mais alguns detalhes internos do veículo como seu pequeno painel de informações com dois marcadores, e interessante também como era a buzina naquela época que os carros ainda não utilizavam baterias elétricas a solução era instalar um buzina manual como era utilizada nas carruagens. 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Chevrolet Confederate Berlina - Museu Roda Roda

Um carro nada comum para os anos 30 na Europa, ainda mais na Espanha que nesses anos não estava em sua melhor fase econômica. Segundo as informações do museu, se trata de um Chevrolet Confederate  Berlina de 1930 (mas segundo minhas pesquisas em alguns sites, a serie Confederate foi lançada no ano de 1932, o que faz pensar que na verdade esse veículo seja de 1932).
Possuía um grande motor dianteiro a gasolina de 6 cilindros, 3180 cc e 60 CV. A caixa de marcha era sincronizada de 3 velocidades e tração traseira. 

Essa imagem acima é uma propaganda americana sobre os distintos modelos Confederate.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Renault N.0 Torpedo - Museu Roda Roda

Um veículo francês de meados dos anos 20 com uma aparência um pouco distinta dos carros de sua época, ainda mais por não ter uma grade dianteira para o radiador.
O Renault N.0 Torpedo destas fotos é de 1925 com um motor de 32 CV e um pouco distinto porque tem o volante do lado direito, já que normalmente os carros franceses tem o volante do lado esquerdo. O desenho do capô aparenta uma certa tendencia em melhorar a aerodinâmica do veículo. As linhas vermelhas em contraste com a cor bege, acompanha toda a carroceria e até mesmo nas rodas.
Marcador do tanque do combustível da marca "TÉLÉJAUGE" fabricado em Paris e que marcava de 0 a 60 e que se localizava na parte traseira do veículo, abaixo do bagageiro. Curioso também são essas pequenas luzes ao lado da placa (ao  menos me parece que são luzes) e que no centro do marcador ter a informação do carro que pertence "Renault 15 CV N.0".
Um veículo de alta qualidade com quatro portas para 6 pessoas, capota conversível e um conjunto de rodas que raramente encontramos hoje em dia. O porta malas não era nada mais do que uma evolução dos suportes de bagagem dos primeiros veículos, só que agora com mais proteção e beleza.
Um dos poucos carros antigos que vinham de fábrica com dois conjuntos de pneus e rodas de sobressalente (estepes). Como na maioria dos veículos da época, a manivela para a partida era um item que não podia faltar.