sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Restauração do Tenório: Braçadeira do Cabo do Afogador

Voltando a falar sobre os Jeep's, na época que eu comprei o Tenório, ele veio sem afogador e sem nada do sistema. Não foi nada fácil conseguir instalar todas as peças e voltar a funcionar o conjunto.
Para quem mora em cidades frias ou gosta de acordar cedo para dar umas voltas de Jeep, o afogador é um bom auxílio.
Abaixo uma foto do antes. O carburador é o DFV 228 usado em muitos veículos Willys/Ford com motores 6 cilindros e na foto abaixo estava sem o cabo do carburador e com o Eixo da Alavanca da Borboleta Afogadora (43) presa por um arame, como em muitos Jeep's que encontramos hoje em dia.

A primeira tarefa foi retirar esse arame Eixo. Depois é preciso encontrar uma peça fundamental que quase não vemos em nenhum desses carburadores que é a Braçadeira do Cabo do Afogador (41). Essa Braçadeira vai parafusada em uma rosca presente no corpo do carburador e está assinalado na foto abaixo.


As duas fotos abaixo servem para ilustrar como fica o sistema já montado no corpo do carburador.



Uma dica é ao colocar o cabo do afogador, primeiro prenda a proteção preta do cabo na Braçadeira do Cabo do Afogador (41) e depois ajuste o fio que vai por dentro do cabo no Eixo da Alavanca da Borboleta Afogadora (43) mantendo sempre a Borboleta Afogadora do Carburador (42) na posição aberta, pois ela só deve ficar fechada quando o motorista julgar necessário e por pouco tempo.

As duas peças mais difíceis de serem encontradas desse sistema é a Braçadeira do Cabo do Afogador (41)  e a Alavanca do Cabo Afogador (que fica no interior do veículo no painel) pois são bem específicas dos utilitários Willys/Ford como o Jeep, Rural, Pick-up Jeep. Já quanto ao cabo em si pode ser adaptado com um cabo de afogador comum de qualquer outro veículo, importando apenas ter as mesmas dimensões.


Para ficar bem claro quais são as peças deste conjunto, exemplifico com duas páginas do Catálogo de Peças dos Utilitários Willys/Ford dos anos 60/70.


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Arnold Benz Motor Car e Conventry Rotary Tricycle

Abaixo um automóvel muito distinto do que temos em nossas ruas nos dias de hoje. Na verdade eles mais parecem uma antiga charrete sem cavalos.
Sobre este veículo a placa em inglês dizia:
"Os primeiros carros a gasolina foram desenvolvidos na Alemanha por Karl Benz na década de 1880. Sr. Arnold estava entre os primeiros a importar carros do Benz a Grã-Bretanha, e eram montados a partir de peças dos automóveis Benz sob licença.
Este é o segundo carro construído por Arnold, ele segue o padrão geral de Cabriolés puxada por pônei, mesmo com as grelhas laterais que no passado deram o ar para os cães, mas agora disfarçadas os radiadores de arrefecimento."

Na foto abaixo ao lado do antigo veículo motorizado, um triciclo que também já carrega muitos anos de história, o Conventry Rotary Tricycle.
A descrição informava  aos visitantes:
"Triciclos tornaram-se populares na década de 1880, em parte devido às mulheres que buscam a liberdade e a saúde das viagens independentes. Os vestidos das mulheres mais convencionais impediu o andar de bicicleta. Muitos padrões incomuns de triciclo estavam disponíveis até o design estabilizado sobre 1887, no estilo agora convencional com pequena frente guiou roda e grandes rodas traseiras."

Até mesmo para o poster na parede por traz dos dois veículos havia uma informação:
"Este cartaz está anunciando carros Gardner-Serpollet franceses, que foram movidos por motores a vapor."

Fotos do acervo do National Museum of Scotland em Edimburgo, Escócia.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Morris Mini Minor Car

No mesmo Museu Nacional da Escócia que encontrei o Isetta Bubble Car, achei este belo Mini
No local há uma placa com informações a respeito do veículo que transcrevo já traduzido ao português:

Morris Mini Minor Car

"Desenhado por Alex Issigonis para a British Motor Corporation e introduzida em 1959, este é o carro 585 a ser construído, e um dos sobrevivente mais velho.
Racionamento de gasolina depois da crise do Suez de 1956 foi uma das razões por trás da busca por um carro pequeno de 4 lugares. Com suas pequenas rodas, motor transversal, e tração dianteira, o "Mini" mudou a forma como pequenos carros foram construídos. Por um preço de £ 496 famílias poderiam ter um carro real. Com as mudanças de design menores, seis milhões já foram construídos."