sábado, 27 de outubro de 2012

Mercedes Benz L 312 - 1957

No dia 28 de setembro de 1956, a Mercedes-Benz inaugurava sua fábrica em São Bernado do Campo-SP e assim se iniciava a produção do primeiro caminhão diesel brasileiro: o caminhão médio L 312 muito conhecido também por "Torpedo".
Motor Mercedes-Benz OM-312 (6 cilindros, 100 cv), de injeção indireta. Carga útil de 5 a 6 t.
Abaixo foto do interior da cabine: nada de direção hidráulica e os confortos de hoje em dia, conhecido por muitos caminhoneiros por queixo duro.
Encontrei essas fotos perdidas quando reorganizava meus arquivos. Fotografei esse MB em 2010 na TecnoShow de Rio Verde-GO.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Citroën 2CV 1981

Na cidade de Tarragona pude encontrar o maior adversário  do já aqui apresentado Renault 4TL, estou falando do francês Citroën 2CV que possui um pequeno motor de dois cilindros opostos  refrigerado a ar e que já teve até uma versão 4x4 só que em vez de dois diferenciais, apresentava dois motores: um dianteiro e outro traseiro!
Se trata de mais um veículo do período de pós-guerra (este porém foi arquitetado entre os anos de 1936-1948) sendo outro sucesso de vendas com 3.872.583 unidades fabricadas entre os anos de 1948-1990. Seus requisitos eram os mesmo dos carros de baixo custo: um veículo barato, econômico, capaz de levar 4 pessoas confortavelmente em qualquer tipo de terreno com uma carga média e capaz de alcançar os 60 km/h.
Esse Citroën 2CV de 1981 está muito bem conservado tanto exteriormente como em seu interior.
É muito interessante que diferente da maioria dos conversíveis que apresenta grande dificuldade para abrir e fechar suas capotas, este modelo tem um sistema bem simples e eficaz de realizar essa tarefa: a capota se enrola em si mesma como em uma lata de sardinha (e esse foi um de seus apelidos).

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Renault 4 TL

Encontrei aqui em Lleida uma outra antiguidade automotiva  só que desta vez se trata de um sucesso de vendas do fabricante francês Renault o 4 TL
No pós guerra, a Renault precisava de um popular que fizesse frente ao Citroen 2CV (que aparecerá no blog na próxima postagem) e que atendesse os requisitos de economia de combustível, boa capacidade de carga e com menor valor de custo possível para estar acessível a todas as classes econômicas. E isso resultou no famoso Renault 4, ou conhecido na Europa por "cuatrolatas", um veículo de dois volumes, cinco portas e dimensões 3663 / 1430 / 1470 mm (comprimentos, largura e altura).

Diferente de seus antecessores, o 4 foi fabricado com motor e tração dianteiros e apresentava suspensão independente nas quatro rodas por barras de torção e amortecedores hidráulicos. O motor de 4 cilindros em linha iniciou com apenas 747 c.c. e o da versão das fotos apresenta 1.108 c.c. (1.1 litros).

Os números demonstram o quanto esse veículo de pouco mais de 600 Kg foi apreciado pelo mercado durante sua fabricação:
  • Período de fabricação: 1961-1992 (-1994 em alguns países);
  • Quantidade de unidades fabricadas: 8.135.424;

Não sei ao certo o ano de fabricação deste modelo das fotos, mas comparando este com alguns que vi na internet, diria que se trata de um modelo  fabricado em 1987.