sábado, 25 de dezembro de 2010

Boas Festas e Feliz 2011

Aero Willys 1962

Encontrei essa semana aqui em Itumbiara esse maravilhoso Aero Willys 1962. Trata-se de um modelo 4 portas com as inovações que a Willys preparava para tornar o modelo totalmente brasileiro. Percebe-se somente uma cor em toda carroceira (modelo anterior possuía duas no estilo saia e blusa) mas falta os frisos laterais cromados, deste modo, creio que essa pintura não seja a original do veículo, por mais que esteja bem conservada.

Infelizmente o motor não é mais o BF-161 que foi trocado por um V6

Detalhe do volante original com a inscrição"Aero Willys"

No interior, o estofamento aparenta ser totalmente original, mas o câmbio de marchas que originalmente era na barra de direção agora foi adaptada no assoalho, provavelmente isso foi feito pela dificuldade que muitos tem em dirigir com esse modelo de câmbio.
Está faltando também o rádio no painel

Esse modelo apresenta um único instrumento central (assim como no Jeep mas com aparência diferente) com o velocímetro, hodômetro,   marcador de temperatura e combustível, sensor de pressão do óleo e de carga do alternador. 
As rodas também não pertencem originalmente a esse modelo
Belíssima grade dianteira
Veículo pertencente ao Sr. Clóves Maciel

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Jeep Esportivo


Encontrei uma matéria na revista Quatro Rodas de Outubro de 1980 que retratava a possibilidade da Ford lançar um Jeep "esportivo", já que naqueles anos as vendas do Jeep caiam consideravelmente e os bug's em geral eram uma nova sensação no mercado brasileiro.

Abaixo, a reportagem na íntegra sobre esse modelo de Jeep esportivo, que desconheço a sua venda no mercado.

"O Jeep Ford reestilizado com algumas características esportivas  é o mesmo herdado da Willys, que de ano para ano sofre alterações insignificantes.

As mudanças atuais, que o aproximam dos bugs esportivos, comuns em cidades litorâneas, são as mais importantes que esse veículo já sofreu: há uma faixa colorida, pintada nas laterais, na altura dos pára-lamas. São novas as lanternas traseiras, retangulares, dispostas de forma vertical.

O volante é esportivo, pequeno, com aros largos de metal, iguais ao do Corcel GT. O estepe está fixado na parte externa da traseira (no outro modelo ele é fixo, mas no pára-lama traseiro direito).

As lanternas dianteiras, sobre os pára-lamas, são redondas, e outras modificações, que o deixam mais esportivo,  são os alargadores de pára-lamas, rodas com novo desenho, em estilo norte-americano, e pneus radiais longos. Nos modelos de série o revestimento dos bancos ( em preto no Jeep fotografado) pode ser de tecidos coloridos mais alegres.

O motor do modelo 81 é o mesmo, de 2300 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha, com diâmetro de 96,04 mm e curso de 79,40 mm. A taxa de compressão é de 7,8:1, e a potência máxima é de 91CV a 5000 rpm. O torque máximo é de 17 mkgf a 3000rpm. A caixa de transmissão é múltipla (4X4), e a relação das engrenagens, a seguinte: 1.ª marcha, 3,57:1; 2.ª, 2,38:1; 3ª, 1,53:1, 4.ª, 1,00:1; marcha à ré, 4,23:1. O reservatório de gasolina tem capacidade para 66 litros. "