sábado, 17 de agosto de 2013

Mercedes Benz 190D - Museu Roda Roda

Um salto no tempo e na história da industria automotiva alemã em 10 anos e podemos ver como as coisas evoluíram desde o último Mercedes que apareceu no Jeep&Relíquias. Agora se tratando de um modelo 190 D e seguindo a tendencia da época, os para-lamas estão mais integrados com o capô com uma maior uniformidade entre eles. O para-brisas é maior com um melhor campo de visão mas por outro lado a grade do radiador continua grande, chamativa e característica da marca e assim seguiria por muito tempo.
Tampa do radiador clássica de qualquer Mercedes que se prese com a inconfundível estrela de três pontas.
Outro emblema da marca na parte dianteira da grade do radiador.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Mercedes Benz 220 - Museu Roda Roda

Em essa postagem nada menos que um clássico alemão dos anos 50, um Mercedes Benz modelo 220 de 1952. Diferente de seus antecessores e seguindo a tendencia que segue presente ate os dias de hoje, esse veículo já possui os faróis posicionados nos para-lamas, mas mesmo assim não perde suas cararacterísticas que de longe já se pode identificar um Mercedes. Marca consagrada e que era (e ainda continua sendo) o sonho e desejo de muitos. Para os ricos que não podiam alcançar veículos como os famosos Rolls Royce, creio que que era suficiente contentar com um Mercedes.
A cor preta já era uma das preferidas e que combinam muito bem com esses veículos de origem alemã com um grande motor de 110 CV.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Jaguar XK 140 - Museu Roda Roda

Abaixo um importante veículo para o mundo automobilístico pós Segunda Guerra Mundial, um Jaguar XK 140 Coupé de 1954. Os veículos Jaguar da série XK são considerados como ícones da marca  e por dar grande prestígio a mesma com a potencia e qualidade destes esportivos. A produção começou em 1948 com o modelo XK 120 e posteriormente  no final do ano de 1954 foi lançado o novo XK 140 não muito distinto exteriormente do seu antecessor porém com grandes mudanças em seu interior e motorização.
Possui um grande motor de 6 cilindros em linha com 3432 cc e dupla carburação que poderia alcançar mais de 190 Km/h (nada mal para metade do século XX). Tem capacidade para levar três adultos ou dois adultos e duas crianças.
No capô, o simbolo clássico da Jaguar. Nos dias de hoje esse XK vale mais de 100 mil euros.

domingo, 11 de agosto de 2013

Land Rover Santana 1983

Depois de muito tempo com os veículos do museu, volta para o blog um veículo todo terreno e bem diferente do que estava sendo mostrado por aqui, um Land Rover Santana que encontrei na cidade de Solsona. Porém ao contrario do que possa parecer, esse não é exatamente um veículo inglês como estamos acostumados a ver e para entender é preciso voltar um pouco no tempo, para ser mais preciso em 1958 quando a empresa espanhola e de 100% de capital nacional, Santana Motor S.A. com licença da empresa Land Rover começou a fabricar o modelo Land Rover Serie II.
Em 1974 começa a produção do modelo Serie III, o mesmo das fotos desta postagem
Land Rover Santana 88" Normal 1983 - O 88" (polegadas) é referente a distancia entre eixos do modelo (=223.52 cm)
Esse modelo podia ser equipado com um motor de quatro cilindros a gasolina ou a diesel
Simples e mantendo as características dos primeiros veículos Rover, a aparência não é o ponto mais forte porém suas qualidades mecânicas superavam e o tornava uma ótima opção para época e como vemos é ainda utilizado até os dias de hoje.

BESORA S.A. é o nome da extinguida concionária de carros da cidade de Lleida onde este veículo foi comprado 
O Santana foi muito bem aceito pelo mercado espanhol, principalmente pelos proprietários rurais e por instituições como o exercito e qualquer outra que necessitasse um veículo com tração nas quatros rodas e muita resistência para suportar maus caminhos.
Um detalhe muito interessante é a posição do conjunto pneu+roda de sobressalente que fica exatamente em frente a entrada de ar do radiador, e imagino que seja um problema para lugares com altas temperaturas. A posição dos espelhos retrovisores externos é algo inusual bem como a quantidade dos limpadores do para-brisas.
Uma propaganda da época e que pode nos dar uma ideia de como era esse veículo originalmente e em seus melhores dias