sexta-feira, 29 de março de 2013

Museu Roda Roda - Hispano Suiza T-48

Um belo exemplar de 1928 da marca espanhola Hispano-Suiza
A empresa foi fundada no ano de 1904 em Barcelona por dois empresários espanhóis e um engenheiro mecânico suíço e dedicava a veículos de luxo, competição e outros produtos automotivos.  
O T-48 era uma versão mais simples do T-49 (este de 6 cilindros), possuindo um motor de 4 cilindros com 58CV e bloco de ferro fundido.
Alguns detalhes do interior
Pneus da marca Pirelli e rodas raiadas
Para uma maior intimidade dentro do veículo, bastava com descer as cortinas!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Restauração do Tenório: Lanterna da Placa de Licença

Esse pequeno detalhe do Jeep me incomodava desde os primeiros dias que comecei a restaurar o Jeep. E se você também está pensando em reparar essa peça no seu Jeep, aproveite para conhecer melhor os detalhes do sistema.


3 - Lanterna da Placa de Licença
4 - Cobertura da Lanterna da Placa de Licença
5 - Lâmpada da Lanterna da Placa de Licença
6 - Arruela de Pressão Dentada Interna de fixação da Lanterna da Placa de Licença
7 - Parafuso cabeça panela fendado em cruz de fixação da Lanterna da Placa de Licença ao alojamento

Mas primeiro, vamos falar sobre qual é o tipo de Lanterna de Placa que é possível encontrar no Jeep. Um modo de iluminar a placa é por meio da lanterna traseira esquerda que possui uma lente branca na parte inferior que permite que passe a luz da lampada da lanterna quando esta esteja ligada e caso o Jeep não tenha para-choques traseiro, a placa de licença estará debaixo, sendo assim iluminada pela noite.(Como na figura abaixo)

O outro modo é se o Jeep possui para-choque bi partido e a placa estará no meio entre eles (como  baixo). Deste modo a lanterna traseira esquerda não pode iluminar a placa, sendo que esta será iluminada por um outro sistema que se trata de uma lampada de iluminação que esta fixada ao para choque traseiro esquerdo.
Era assim que se encontrava a lanterna antes da restauração
Logo, restirando os dois parafusos (nº 6 e 7) fica acessível todo o conjunto (nº 3 a 5).
Nesta hora você pode aproveitar para limpar e repintar as peças de metal e ver o estado da lampada.

Se por acaso no seu Jeep não tenha a lente ou essa esteja deformada como estava no meu, a minha dica é ir em uma loja que trabalhe com acrílico com o molde e pedir para que fabriquem para você essa lente (e esse serviço na época me custou na faixa de R$5,00).



Componentes desmontados
Por fim uma foto para mostrar o resultado final de todo o trabalho

domingo, 24 de março de 2013

Restauração do Tenório: Fixação da bateria

Não sei se trata de coincidência, mas quase todos os Jeep CJ-5 que eu encontro não possuem uma peça em específico: A Barra ou armação de fixação da bateria.
As imagens de acima e de abaixo que pertencem ao catálogo de peças, informam sobre o sistema da bateria. A imagem acima é específica para os veículos Willys produzidos até o ano de 1967, e logo a partir de 1968 as peças de número 6 e 13 ("TIRANTE de fixação da bateria" e "ARMAÇÃO de fixação da bateria" respectivamente) alteram.
Curioso sobre o porque quase nenhum Jeep ainda possui esta peça em particular, conversei com conhecidos no assuntos e me informaram que por ser uma peça de tamanho relativamente pequeno e por ser facilmente substituída por outras formas de "prender" a bateria, muitos não se importavam com ela. 

Acima uma imagem de internet sobre a barra de fixação da bateria para modelos a partir do ano de 1968. E o meu caso não podia ser diferente. Quando comprei o Jeep a bateria veio presa com um pedaço de borraça que além de não ser nada eficiente representava um risco. Depois de pesquisar, descobrir como deveria ser originalmente e resolvi por mãos a obra fazendo barra de fixação.

Para tal, foi preciso um pedaço de metal em forma de esquina como nas fotos, e dois furos nas extremidades para os tirantes. Os tirantes eu consegui fazer utilizando dois parafusos grandes e outros dois pequenos que são facilmente encontrados em casas de ferramentas.
Um trabalho muito fácil de fazer em casa que melhora a fixação da bateria!

O parafuso pequeno foi soldado na cabeça do parafuso grande para que este possa se fixar no furo do suporte da bateria.

Você também vai necessitar duas arruelas lisas, duas arruelas de pressão e duas porcas estilo borboleta
Para ficar da mesma cor do suporte, resolvi pintar as novas peças.



E por fim tudo pronto no lugar.