sábado, 1 de junho de 2013

GMC DUKW - Fira de Lleida

Creio que dentre todos os veículos presentes na Fira de Lleida, o mais inusual era este anfíbio GMC DUKW-353, veículo de origem norte americana muito útil na Segunda Guerra Mundial. Foi construído para poder operar tanto no mar quanto em terra, e usado principalmente nas ilhas do Pacífico, servindo de transporte de cargas e soldados, o que desempenhava muito bem com capacidade de carga em 2368 Kg ou transportar 25 soldados equipados.
O motor é um GMC 270 de 6 cilindros, 4 417 cc e 104 hp para poder dar força as seis rodas já que a tração é 6X6 além de contar com uma hélice (na foto abaixo) para propulsão em água. Como em quase todos os anfíbio de meados do século passado, a velocidade  de cruzeiro não era uma de suas qualidades, pois só alcançava os 10 Km/h em água e 80 Km/h em terra. Além do mais, com um tanque de 151 L de gasolina, sua autonomia era de apenas 80 Km em água (0,53 Km/L) e 385 Km em terra (2,55 Km/L).

12,7 mm metralhadora Browning sobre anel de montagem era o armamento principal desta viatura

Este anfíbio foi fabricado com o chassis do GMC AFKWX-353 entre os anos de 1942 e 1945
O anfíbio com seus imponentes 9,75 m que não passam desapercebidos
Parte traseira com pneu estepe, galoes de gasolina reserva, um guincho, engate e um detalhe interessante que são as marcações em branco de até onde era seguro o nível de água no casco.

Em água, principalmente no mar, essa chapa onde se encontra a sigla "U.S." era erguida para proteger o interior do veículo e o motor das ondas e água que poderia entrar no mesmo. A indícios de que o exercito norte americano ainda tenha alguns desses em funcionamento. Já outros ainda prestam serviço para o turismo em diversas partes do mundo.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

WARD LA FRANCE - Fira de Lleida

Foi fabricado pela empresa estadunidense LaFrance Truck Corporation, que foi fundada em 1916 e fabricava caminhões e carros de bombeiro, o  WARD LA FRANCE (Kenworth Model 1000 Series 5, M1A1) com tração 6X6 foi um veículo muito útil na segunda guerra mundial. Estima-se que foram fabricadas aproximadamente 3.735 unidades entre os anos de 1943 a 1945.
O para-choque dianteiro foi desenhado para que ajudasse o caminhão a romper barreiras que viesse a enfrentar, principalmente árvores de médio porte. Nele também existe um engate para reboque.
Segundo informações dispostas na Fira de Lleida e com minhas buscas, o M1A1 possui um motor Continental de seis cilindros a gasolina de 9000 cc e 145 CV. Seu peso é de aproximadamente 13500 Kg. Toda essa potencia e peso causa um consumo excessivo variando de 0,6 Km/L a pouco mais 1,5 Km/L. Sua velocidade máxima era estimada em 72 Km/h.
Este veículo era uma oficina ambulante. Podia contar com geradores, compressores e até máquinas de soldadura e corte utilizando 3 cilindros grandes de gás que eram armazenados detrás da cabine. As mais variadas ferramentas estavam a disposição dos soldados nas caixas de ferramentas.

Na foto acima alguns detalhes como a metralhadora instalada sobre um anel articulado que se localiza sobre a cabine e que é outro detalhe já que neste modelo, diferente dos primeiros fabricados, apresenta uma cabine sem teto, recoberta por uma capota. Abaixo, um potente farol instalado detrás da metralhadora auxiliava nas operações noturnas. 

Gar Wood US6A power crane.
Conta com duas barras estabilizadoras manuais que auxiliam o caminhão na hora de levantar cargas com seu potente guincho para 6 toneladas que teve muito exito em sua atuação. Pelos relatos, um ponto fraco deste veículo era por suas rodas traseiras em duplo eixo que as vezes escombros se prendiam entre eles e também pela dificuldade em se realizar a troca dos pneus internos.

Por fim, uma carta de especificação do Ward La France da época