quarta-feira, 26 de março de 2014

Ford F-350 1967 em atividade, mas até quando?

O mercado capitalista tem cada vez mais pressionado a mudança do antigo pelo novo, a imposição do descartável e isso em todas as áreas, inclusive na automobilística. A verdade é que isso não é novidade para ninguém. Neste ponto é que ficamos impressionados quando encontramos veículos com mais de 40 anos ainda em atividade, e quando digo atividade, não digo em relação a veículos de coleção/lazer e sim nos veículos de carga e transporte como no caso deste F-350 que a um tempo atrás vi nas ruas de Itumbiara transportando cargas.

Essa é uma discussão complicada com vários pontos a serem debatidos. 
Por um lado positivo mostra como os veículos feitos até o final do século XX são resistentes e podem servir sim ao trabalho por muitos anos sem se "decomporem" no caminho.
Um lado negativo é que a maioria das pessoas que utilizam os veículos antigos, não o fazem por escolha e sim por falta de recursos para comprar um veículo mais "moderno" e pior ainda é que muitas dessas pessoas não tem o devido cuidado com seus automóveis fazendo que no Brasil ainda exista uma grande frota de veículos não antigos e sim velhos e mal cuidados, que vivem nas oficinas e poluem muito mais que o normal. Lembrando que gosto sim de carros antigos e defendo que os veículos antigos devem sim permanecer em nossas ruas, mas para tal devem ser bem cuidados e com a manutenção em dia para não causar prejuízos. 
Um belo veículo da década de 60 que ainda está em plena atividade e poderia assim continuar por muitos mais anos se fosse dada a devida atenção a sua manutenção e funcionamento correto.
Ford V8 F 350 de uma época de ouro que não sabemos até quando permanecerá em nossos dias.

Se por meio deste blog posso fazer um apelo aos leitores e aos proprietários de carros antigos é que cuidem muito bem de seus veículos. Muitos por ai reclama de vários carros antigos pois são ruins, vivem dando problemas e outras coisas mais, porém, eu sempre digo que (em poucas exceções) não existe carro ruim, existe é carro mau cuidado e mau conduzido!