segunda-feira, 3 de junho de 2013

M29 Weasel - Fira de Lleida

Em 1942/1943, a ideia de que a Alemanha poderia possuir armas nucleares assustou os Aliados, e um ponto estratégico de ataque para evitar esse desastre era a Noruega que fornecia material para o exercito nazista. Porém, o tráfego neste país não era uma tarefa fácil, até mesmo para veículos como o Jeep, por causa das condições climáticas e o terreno recoberto por neve. A solução foi desenvolver um veículo que ao em vez de rodas e pneus, possuísse uma esteira para poder se locomover em qualquer terreno transportando cargas e soldados. 
E esse é o M29 Weasel construído pela empresa norte americana Studebaker. Com motor Champion Modelo 6-170 de 6 cilindros em linha a gasolina e 70 hp podia alcançar os 58Km/h com uma autonomia de até 280 Km.
Galão reserva, uma pá e um machado, quase que obrigatório em um veículo militar. Com esse gancho, podia rebocar mais artilharia e outros equipamentos já que foi projetado para atuar em qualquer área e serviço que o exercito o necessitasse.

Detalhes da dianteira do veículo bem como  as especificações abaixo da bandeira dos EUA
Uma informação interessante é que por ter uma pouca pressão no solo com a esteira, podia atravessar alguns campos de minas terrestre sem ativá-las. Existia também a versão M29 C que possuía câmaras/tanques de flutuação na parte dianteira e traseira que permitia que esse atuasse como um anfíbio. No pós-guerra, este veículo também foi muito útil em expedições na década de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário