segunda-feira, 24 de março de 2014

Isetta Bubble Car

Olha só essa figura que encontrei no Museu Nacional da Escócia em Edimburgo na Escócia. Se trata de um Isetta Bubble Car que tem a sua origem na Itália (como grande parte dos micro e pequenos carros...) no início da década de 50 e que sob licença foi produzido em várias partes do globo, inclusive no Brasil e talvez por isso você leitor e apreciador do mundo automobilístico deve ter percebido a semelhança com um produto nacional, o Romi-Isetta.
O cenário do veículo era completo com uma bomba de combustível da SHELL, galões de combustível, uma placa da ESSO e outros
No Reino Unido, o Isetta era produzido pela BMW e como todos os carros ingleses, foi modificado o volante para o lado direito e a abertura da porta também modificada.
Um dia ainda gostaria de ter a experiência de dirigir esse veículo peculiar. Não deve ser muito bom para manobras bruscas e altas velocidades já que aparentemente o motorista fica um pouco solto neste "sofá". Pensando melhor, não deveria ser muito prudente combinar altas velocidades com um triciclo dos anos 50. 
A tração é traseira e se assemelha muito com uma lambreta da época (só poderiam ter colocado o Isetta sobre um cavalete para não murchar o pneu...) 
Uma coisa interessante é que por ter apenas três rodas, os impostos cobrados sobre esse veículo era menor do que para os carros de quatro, o que tornava um veículo economicamente interessante para esse período econômico europeu.