A versatilidade é considerada como um dos pontos forte do Jeep, ainda mais levando em conta a sua origem militar que fazia com que fosse exigido muito deste valente veículo e que este estive pronto a atender qualquer situação.
Desta vez, vamos abordar um ponto que muitas vezes é desconhecido pelos mais leigos no assunto que é o quadro do para-brisa e como ele pode ser posicionado sobre o capô.
Essa função de poder deitar o para brisa sobre o capô do Jeep é herdado de sua época dos serviços militares, facilitando por exemplo na hora de combate o tiro de dentro do Jeep, bem como para facilitar o transporte, o que foi utilizado deste modo no brasil como as imagens abaixo mostram:
Fonte: Showroom Imagens do Passado
Para facilitar o transporte nas cegonhas, o para-brisado Jeep era deitado sobre o capô
Fonte: Antigos Verde Amarelo
Abaixo, imagens extraídas do Catálogo de Peças Willys/Ford do final da década de 60 que detalha melhor esse sistema. Na página 598, relacionado ao para-brisa, o número 1 é a "Braçadeira de fixação do para-brisa" e o num. 2 a "Alça do para-bisa à cinta de fixação do para-brisa", deste modo a braçadeira passa por dentro desta alça a fim de fixar o para-brisa ao capô (o local onde será fixado no capô será mostrado na próxima imagem). É bom lembrar que a peça de num. 5 tem a função de apoiar o para-brisa no capô e ele apresenta um borracha sobre ele para evitar que danifique a pintura do capô ao haver contato entre eles (recomendo que não deite/apoie o para-brisa sobre o capô se esta borracha não estiver em boas condições).
Nesta imagem da página 450, mostra a lataria do Jeep bem como todas as suas partes desmontadas e o que nos interessa neste caso é a de número 25 que é bem semelhante a de número 2 da imagem anterior tanto no formato quanto na função, pois a braçadeira (num 1) passa por dentro das duas para deste modo fixar o para-brisa sobre o capô.
Abaixo duas propagandas brasileiras que exemplificam o tema desta postagem
Propaganda Willys Overland Jeep 1962
Fonte: Propagandas de Carros
Propaganda Willys Overland Jeep 1960
Para finalizar, eu resolvi testar em casa mesmo essa funcionalidade do Jeep. Ainda não desenvolvi uma abraçadeira de fixação como a original, mas só para mostrar na prática como funciona, vão abaixo algumas fotos:
Se você quiser utilizar seu Jeep com o para-brisa abaixado, recomendo que retire os quebras ventos
Assim que eu conseguir desenvolver uma abraçadeira mais parecida com a original posto aqui, mas esta já é bem eficiente para prender o para-brisa
Túllio. Eu desenvolvi uma com cinta de nylon como essa. Coloquei uma presilha de plástico. Vou te enviar fotos. Tentei desenvolver uma similar a original, mas pela ilustração do catálogo não é possível especificar o sistema de fixação. Penso que deva ser por fivela, tipo cinto.
ResponderExcluirOlá e boa noite Erick. Obrigado pelo comentário e muito legal saber que mais gente se interessou por essa questão do Jeep! Pode mandar as fotos que vai ser um prazer vê-las! Abraço e fico no aguardo!
ExcluirBoa noite...tenho um Willys 1960 e gostaria de saber o que vc usou no lugar da borracha que vai nas alças do parabrisa...parece um plug?????
ResponderExcluirComo a borracha antiga estava estragada e não encontrei uma parecida para vender na cidade, me recomendaram um batente de porta/tampa que encaixou na perfeição.
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